Projetos de Extensão

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

As ações são desenvolvidas por meio dos estágios básicos e específicos, além de projetos de extensão, oferecidos pelo curso de Psicologia, em consonância com os objetivos e as características de cada modalidade de atuação e de acordo com o calendário acadêmico. As estratégias de cada ação são definidas pelos estagiários e supervisores em conjunto com os gestores, técnicos, educadores e participantes dos serviços e projetos atendidos.

 

Os projetos visam o atendimento das demandas identificadas no local, partindo-se de um diagnóstico situacional inicial. São priorizadas intervenções grupais, de caráter psicossocial, terapêutico ou socioeducativo, utilizando-se de metodologias ativas e participativas.

Prevê-se uma diversidade de ações que atendam aos objetivos desse programa, sendo elas:

- Oferecer atendimento psicossocial para crianças e adolescentes participantes dos centros para crianças e adolescentes (CCAs);

- Oferecer atendimento psicossocial, terapêutico ou socioeducativo para crianças e adolescentes de serviços de acolhimento institucional (SAICAs);

- Oferecer atividades socioeducativas para jovens em vulnerabilidade social e em cumprimento de medidas socioeducativas (MSE/MA);

- Acompanhar e articular as ações dos conselhos tutelares por meio de projetos de intervenção desenvolvidos pelos estagiários de Psicologia.

- Acompanhar e orientar candidatos a adoção encaminhados pelos fóruns e varas;

- Desenvolver grupos de apoio para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos CRAS e CREAS;

- Oferecer apoio e supervisão institucional para gestores, educadores e técnicos dos serviços socioassistenciais da região.

PÚBLICO ALVO:

As ações previstas neste programa são direcionadas aos diferentes grupos atendidos em parceria com instituições de natureza diversas, sendo elas: serviços de acolhimento institucional, serviços de medidas socioeducativas, sistema prisional, sistema judicial, conselho tutelar, núcleos da Defensoria Pública, Delegacias, Fóruns e Varas da Infância, Adolescência e Família, entre outras.

O público atendido abrange gestores, técnicos, conselheiros tutelares, educadores, agentes sociais e usuários atendidos pelas instituições parceiras.

Plantão Psico-Jurídico

UNAS – Fortalecendo a Construção de um Bairro Educador

Objetivo: 

Subsidiar o trabalho de técnicos e conselheiros tutelares, a partir do estabelecimento de espaços de interlocução acerca de casos atendidos que envolvem situações de violência e vulnerabilidade social, oferecendo uma escuta qualificada no campo da psicologia.

Professores Responsáveis:

Marcelo M. Neumann, Fernando da Silveira.

Atendimento à Pessoas em Situações de Violência

Objetivo: 

Oferecer atendimento psicológico para pessoas que sofreram ou perpetraram situações de violência física, doméstica, sexual e psicológica.

Objetivo: 

Valorizar a memória individual e coletiva como uma experiência de enraizamento dos moradores que vivem a beira do Rio Solimões, em comunidades próximas ou no município de Manacapuru no estado do Amazonas visto que a partir dos seus relatos resgatam sua história e os vínculos sociais e geográficos que estabeleceram com o território. 

Professora Responsável:

Adriana Domingues

 Local: 

 Estado do Amazonas

Objetivo: 

Estabelecer um diálogo entre os moradores que nasceram ou viveram a maior parte de suas vidas no bairro Campos Elíseos para escutar e acolher as experiências de sofrimento e resistência das pessoas que foram ou serão removidas de suas casas e projeto fotográfico que alia retratos dos moradores a seus relatos de vida

Professores Responsáveis:

Adriana Domingues, Maria Aparecida Fernandes Martins e Mariana Aron

 Local: 

 Bairro Campos Elíseos - São Paulo

Oficina Poesia e Afetos

Objetivo: 

Proporcionar um espaço para a troca de experiências e reflexões acerca da qualidade de vida

Professora Responsável:

Mariana Aron

 Local: 

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Rua Piauí, 181, 2° Andar - Higienópolis - São Paulo

 Local: 

  • Conselhos Tutelares,

  • Defensoria Pública 

  • Núcleos de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico do município de São Paulo.

Objetivo: 

Desenvolver projetos de intervenção que tenham como finalidade contribuir para a promoção da cidadania, a garantia dos direitos sociais e humanos e o desenvolvimento integral da comunidade.

 Local: 

UNAS – União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco

 

Rua da Mina Central,38 - Cidade Nova Heliópolis - Cep: 04235-460 - São Paulo/SP

Professores Responsáveis:

Bruna Suruagy do Amaral Dantas, Claudia Stella, Erich Montanar Franco, Fernando da Silveira e Robson Jesus Rusche.

 Local: 

  • Defensoria Pública

  • Núcleos de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico do município de São Paulo.

Professores Responsáveis:

Fernando da Silveira, Flavia Blikstein, Marcelo M. Neumann.

© 2016 Laboratório de estudos da violência e vulnerabilidade social

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now