top of page

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

O Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é uma iniciativa do Sistema Conselhos de Psicologia (CFP e CRPs), criado em 2006 para promover a qualificação da atuação profissional de psicólogas/os que atuam nas diversas políticas públicas.

Além de um papel técnico, o CREPOP tem um importante papel ético e político. Ético no que tange a qualificação profissional, orientando um fazer alinhado com a garantia de direitos e a transformação de vidas. Político por se tratar de um espaço que demarca as contribuições da Psicologia para o campo das políticas públicas, voltadas para transformação social.

Diversas políticas públicas, serviços, programas e temas transversais já foram focos de pesquisa do CREPOP, totalizando 12 documentos de referências publicados, além de dois guias orientadores para gestores e diversos relatórios de pesquisa. Existem no momento mais 10 documentos de referência em fase de elaboração e três ciclos de pesquisas programados para serem executadas ao longo de 2018 com publicações previstas para 2019.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA

1.

Álcool e outras drogas

2.

Assistência Social - CREAS

3.

Centro de Atenção Psicossocial  - CAPS

4.

CRAS/SUAS

5.

Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual

6.

Diversidade Sexual

7.

Educação Básica

8.

Medidas Socioeducativas em Unidades de Internação

9.

Programas de Atenção à Mulher em situação de Violência

10.

Programas de DST e AIDS

11.

Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

12.

Questões Relativas a Terra

13.

Relações Raciais

14.

Saúde do Trabalhador no Âmbito da Saúde Pública

15.

Sistema Prisional

16.

Varas de Família

bottom of page