top of page

O projeto Amazon Vida foi desenvolvido pela Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), pelo Decanato de Extensão da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Visão Mundial, o apoio da Igreja Presbiteriana de Manaus (AM), as Forças Aéreas Brasileira (FAB) e a Prefeitura de Manacapuru. O objetivo é atender 75 comunidades ribeirinhas do Amazonas oferecendo atendimentos médicos e odontológicos e ações socioeducativas e de saúde integral visando o desenvolvimento transformador e a sustentabilidade das comunidades.

 

O projeto “Histórias que o rio Conta: Narrativas e Memórias de Populações Ribeirinhas” foi realizado a partir das histórias dos moradores que vivem a beira do Rio Solimões, em comunidades próximas ou no município de Manacapuru no estado do Amazonas. O objetivo deste trabalho foi valorizar a memória individual e coletiva como uma experiência de enraizamento desses moradores visto que a partir dos seus relatos resgatam sua história e os vínculos sociais e geográficos que estabeleceram com o território. o enraizamento permite que conservem vivo o passado mas, também atribuam significados e sentidos que foram construídos ao longo do tempo e se expressam na organização da comunidade.

 

Ao relatarem os desafios de morar na floresta amazônica, assim como a sabedoria necessária para aprender a cuidar e respeitar a natureza extraindo apenas os meios necessários para a sobrevivência, observou-se que enraizar é também uma forma de não ser arrancado de suas próprias experiências por meio das formas de dominação tecnológica e expropriação da cultura local. As histórias foram registradas por Letícia Nobre, aluna do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, durante a expedição do projeto Amazon Vida realizado em julho de 2013.  

bottom of page