top of page

Experiências de Apadrinhamento

 

  • O pioneiro no Brasil é o Instituto Amigos de Lucas, localizado no Rio Grande do Sul.

 

Segundo a presidente do mesmo: o apadrinhamento é um programa muito importante e está em ótimo funcionamento.

 

  • No abrigo João Paulo II em Porto Alegre/RS e em mais 11 países.

 

Segundo a assistente social do abrigo João Paulo II, a instituição espera que os padrinhos deem atenção, carinho e respeitem seus afilhados, que sejam realmente padrinhos afetivos: “a gente não quer padrinhos que comprem crianças”. Ela dá um exemplo de um casal que apadrinhou um “menino hiperativo”, o qual a partir do momento que teve esse contato afetivo teve uma melhora significativa em seu comportamento tanto escolar, como no abrigo.

 

“É um trabalho de doação de amor; mas também educativo, onde os afilhados devem aprender serviços domésticos, conhecer lugares novos e valores fundamentais para serem “cidadãos de bem”“.

 

“O importante é o vinculo que se estabelece entre o padrinho e o afilhado”.

 

Os apadrinhamentos que foram bem sucedidos foram observados uma grande mudança nas crianças, pois elas acabam se sentindo mais amada, com grande autoestima por ter alguém que se preocupa com elas e as levam passear.

 

“Os motivos relatados para o ingresso no programa são “ajudar”, “dar carinho”, “afeto”, “educação”, “troca”, e “aprendizados” mútuos”.

 

Existem também outras experiências de apadrinhamento em outras regiões do Brasil: em Piracicaba interior de São Paulo o abrigo Casa do Bom Menino, no Rio de Janeiro e entre outros lugares.

 

 

Vídeo de Experiências de Apadrinhamento

 

O vídeo apresenta experiências de apadrinhamento afetivo. De uma mulher de 24 anos que apadrinhou um menino e sua vida mudou totalmente, e o garoto acabou ganhando uma família com a qual pode contar, receber e dar carinho. Assim como o irmão desse menino que também foi apadrinhado por um casal, que ainda não tem filhos e decidiram mudar suas vidas, apadrinhando.

http://globotv.globo.com/tv-tribuna/jornal-tribuna-1a-edicao/v/programa-apadrinhamento-afetivo-ajuda-criancas-que-esperam-por-adocao/2570508/ 

bottom of page